sexta-feira, 16 de setembro de 2011

 Os Hauças

A civilização dos Hauças começou a ser construída por volta do século XI, no Sudão central. Os Hauças eram, na verdade, diversos povos que falavam uma língua semelhante. Eles viviam em cidades-Estados localizados no centro e no noroeste de onde hoje está a Nigéria. Alguns Hauças eram seguidores do islamismo. Os Hauças não tinham tradição de guerreiros. Sua principal força estava nos frutos do trabalho. O artesanato era de alta qualidade, vendido até no Norte da África, tecidos bordados com seda importada dos árabes, sandálias de couro, objetos de ferro e de ouro. No século XVI, o império árabe no Norte da África estava em franco declínio, atacado pelos europeus e pelos turcos. Essa situação provocou a decadência de muitos Estados africanos que viviam do comércio com os árabes. Foi o caso das cidades-Estados Hauças.

A Guiné 

Os europeus chamavam de Guiné a região relacionada com o Golfo da Guiné. Portanto, bem longe de onde hoje está a Guiné. Os reinos iorubás floresceram ao sul do rio Níger. Suas origens encontram-se numa antiga população indígena que tinha como centro a cidade de Ifé. Depois chegaram os conquistadores, guiados por Oduduwa, o legendário antepassado fundador. Os filhos de Oduduwa iniciaram as diversas dinastias iorubás que se instalaram na região entre os anos 600 e 900 da nossa Era, provenientes provavelmente do Alto Nilo.

A CIDADE SAGRADA

Capital do primeiro reino, Ifé alcançou rapidamente um notável desenvolvimento religioso e político, desempenhando numerosas funções no seio dos diversos reinos iorubás, especialmente no campo. Ifé atingiu o auge do resplendor entre os séculos XII e XIV. Seu apogeu foi no século XIII. A partir do século IV, deixa de ser o centro político da potência iorubá, mas continua a exercer o papel de cidade santa. O Rei de Ifé é considerado o pai de todos os reis iorubás. A cidade é ainda capital do reino originário e, segundo se acredita, constitui o centro da terra. Ali, a terra teria começado a se formar e ali teria descido a divindade pai - ou mãe de todos os viventes para fundar e reinar sobre "sua" primeira cidade. De fato, um mito mesclando história e lenda afirma que Oduduwa, o ancestral divino de todos os Iorubá, desceu do céu e depositou sobre as águas um pouco de terra e uma galinha. Esta, ao ciscar, lançou terra em diversas direções. É assim que, ao redor de Ifé, o mundo começou a ser criado. Não é de se estranhar, portanto, que os Iorubás tenham como centro de sua religiosidade um Deus criador e que possuam um forte sentido da constante presença divina em sua vida cotidiana.

PRÓXIMO TÓPICO - CONTINUAÇÃO: A GUINÉ: OBRAS DE ARTE
BONS ESTUDOS - SUGESTÕES E CRÍTICAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário