sexta-feira, 22 de abril de 2011

OLÁ; CONTINUAREMOS NOSSA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ÁFRICA DURANTE OS PRÓXIMOS TÓPICOS.

CONGO E NDONGO

A área conhecida atualmente como Angola tem sido habitada desde tempos pré-históricos. Contudo, foi somente milhares de anos mais tarde, no início da história registrada, que apareceram as sociedadas mais desenvolvidas. Os primeiros a estabelecerem-se foram os Bosquímanos, que eram conhecidos como grandes caçadores. Fisicamente eram similares aos pigmeus em tamanho. No início do sexto século a.C., tecnologicamente mais avançados, os Bantos iniciaram uma das maiores migrações na história, vieram do norte, provavelmente de lugares perto da atual República dos Camarões. Os Bantos tinham dominado a tecnologia do trabalho em metais, cerâmica e agricultura. Quando alcançaram Angola encontraram os Bosquímanos e outros grupos os quais foram rapidamente dominados.
A primeira grande entidade política na área, foi o Reino do Congo. Surgiu no século XIII, sua riqueza vinha de uma maneira geral da agricultura. O poder estava nas maõs dos "Mani", aristocratas que ocupavam posições de destaque no reino e que respondiam somente ao todo poderoso Rei do Congo. Mabanza foi o nome dado ao território unido e administrado pelos Mani; Mbanza Congo, a capital, tinha uma população de 50.000 habitantes, no século XVI.
O Reino do Congo foi dividido em seis províncias e incluía alguns reinos dependentes, tais como Ndongo no Sul. O comércio, baseado na alta produtividade agrícola e o crescimento da exploração mineira eram a maior atividade econômica da região. Em 1482 caravanas comandadas pelo português Diogo Cão chegaram ao Congo, outras expedições se seguiram, levando ao aparecimento de relações comerciais entre os dois estados. Os portugueses trouxeram as armas de fogo e o interesse pela religião; em troca, o Rei do Congo oferecia escravos, marfim e minerais. O Rei do Congo converteu-se ao Cristianismo, e adotou uma estrutura política similar aos europeus; ele tornou-se uma figura bem conhecida na Europa, ao ponto de receber missivas do Papa. Ao sul do Reino do Congo, à volta do rio Kwanza, existiam vários estados importantes, entre os quais o Reino do Ndongo. Por altura da chegada dos portugueses, Ngola Kiliange estava no poder, e mantinha uma política de alianças com os estados vizinhos, contra os estrangeiros durante décadas. Anos mais tarde, Ndongo teve um crescimento sem igual, quando Jinga Mbandi, conhecida como Rainha Jinga, com sua política astuta, manteve os portugueses em xeque com bem preparados acordos. Depois de ter realizado várias jornadas, em 1635 formou uma grande coligação com os estados de Matamba e Ndongo, Congo, Kassange, Dembos e Kissamas. No comando destra grande coligação, ela forçou os portugueses a se retirarem.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOS PRÓXIMOS TÓPICOS IREMOS CONTINUAR A VIAGEM PELA ÁFRICA.
BONS ESTUDOS - SUGESTÕES E CRÍTICAS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário